quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ceará e Califórnia: o que mudou de 1890 para 2017?

Tava lembrando noutro dia de quando era criança e ficava fascinado com alguns livros do meu pai, especialmente o volume "O Cientista", que fazia parte de uma coleção da "Editora Life". Esse livro tem ilustrações sobre "invenções e trabalhos" realizados por cientistas. Eu viajava pensando sobre o futuro e as transformações para um "mundo melhor". Nesse livro tinha um capitulo falando só sobre a Califórnia, o Estado da Ciência, nos Estados Unidos da América. A publicação é dos anos 1970, mas a tradução em português pegou o texto produzido da edição original dos anos 1960. Nessa época Clark Kerr era "Presidente" da Universidade da Califórnia e ele estava a frente do "Plano Diretor de Ensino Superior da Califórnia. Ele desenvolveu o que se tornou hoje o maior sistema de ensino superior público do mundo (As Universidades Públicas do Brasil, Federais, Estaduais e Municipais, não tem juntas o que o sistema da Califórnia, sozinha, tem. No Brasil são 2 milhões de matrículas públicas. No sistema da Califórnia são mais de 3.1 milhões de alunos. São mais de 100 mil alunos de pós-graduação). A Califórnia é uma potência!

Mas em 1880 a Califórnia era praticamente igual ao Ceará! Os estados tinham uma população semelhante, pouco mais de 800 mil habitantes e também problemas com a seca, problemas para armazenar água e agricultura. Tudo mudou para a Califórnia com a descoberta de ouro e petróleo. Nesse final de século XIX houve uma "corrida" para lá e então teve início o que gerou tanta riqueza e transformação para a Califórnia. Poderíamos dizer que isso faria toda a diferença: ter dinheiro! Mas o fato fundamental que manteve a Califórnia na vanguarda da geração de riqueza no mundo foi a implementação do sistema de ensino superior na década de 1960.

Porque a riqueza do Texas, que teve mais petróleo do que a Califórnia, não gerou algo mais pujante? Porque Nova Iorque, a meca da "livre iniciativa" e seu já consolidado mercado rico e pujante, não se manteve nessa vanguarda, já tão tradicional como foi com Thomas Edison e tantos outros inventores? As mudanças ocorridas depois da Segunda Guerra Mundial foram cruciais para consolidar o que a Califórnia se tornou: um grande parque tecnológico em todas as áreas do conhecimento. O governo de São Paulo tomou como exemplo o que foi essa mudança na Califórnia, no sistema de ensino superior, com a estruturação de suas três universidades estaduais. Esse foi um passo consolidador da virtuose que se tornou o ensino superior nessas universidades. Isso demonstrar como o ensino superior, aliado ao pensamento inovativo e empreendedor foi crucial para realizar a construção de uma riqueza que gera os maiores polos de transformação de nossa realidade pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário