Mas em 1880 a Califórnia era praticamente igual ao Ceará! Os estados tinham uma população semelhante, pouco mais de 800 mil habitantes e também problemas com a seca, problemas para armazenar água e agricultura. Tudo mudou para a Califórnia com a descoberta de ouro e petróleo. Nesse final de século XIX houve uma "corrida" para lá e então teve início o que gerou tanta riqueza e transformação para a Califórnia. Poderíamos dizer que isso faria toda a diferença: ter dinheiro! Mas o fato fundamental que manteve a Califórnia na vanguarda da geração de riqueza no mundo foi a implementação do sistema de ensino superior na década de 1960.
Porque a riqueza do Texas, que teve mais petróleo do que a Califórnia, não gerou algo mais pujante? Porque Nova Iorque, a meca da "livre iniciativa" e seu já consolidado mercado rico e pujante, não se manteve nessa vanguarda, já tão tradicional como foi com Thomas Edison e tantos outros inventores? As mudanças ocorridas depois da Segunda Guerra Mundial foram cruciais para consolidar o que a Califórnia se tornou: um grande parque tecnológico em todas as áreas do conhecimento. O governo de São Paulo tomou como exemplo o que foi essa mudança na Califórnia, no sistema de ensino superior, com a estruturação de suas três universidades estaduais. Esse foi um passo consolidador da virtuose que se tornou o ensino superior nessas universidades. Isso demonstrar como o ensino superior, aliado ao pensamento inovativo e empreendedor foi crucial para realizar a construção de uma riqueza que gera os maiores polos de transformação de nossa realidade pelo mundo.
Porque a riqueza do Texas, que teve mais petróleo do que a Califórnia, não gerou algo mais pujante? Porque Nova Iorque, a meca da "livre iniciativa" e seu já consolidado mercado rico e pujante, não se manteve nessa vanguarda, já tão tradicional como foi com Thomas Edison e tantos outros inventores? As mudanças ocorridas depois da Segunda Guerra Mundial foram cruciais para consolidar o que a Califórnia se tornou: um grande parque tecnológico em todas as áreas do conhecimento. O governo de São Paulo tomou como exemplo o que foi essa mudança na Califórnia, no sistema de ensino superior, com a estruturação de suas três universidades estaduais. Esse foi um passo consolidador da virtuose que se tornou o ensino superior nessas universidades. Isso demonstrar como o ensino superior, aliado ao pensamento inovativo e empreendedor foi crucial para realizar a construção de uma riqueza que gera os maiores polos de transformação de nossa realidade pelo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário